quarta-feira, 27 de julho de 2016

O que tu queres que eu te faça?



“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10:46-52)


 Esta passagem bíblica nos conta a historia de um homem que praticamente estava com a vida arrasada. Este homem segundo a palavra de Deus nos relata era conhecido por Bartimeu e era cego. Por ser uma pessoa deficiente era menosprezado perante a sociedade, não tinha como ganhar a vida através de um trabalho decente. Devido as dificuldades que passava foi obrigado a optar a pedir esmolas. Houve uma época em minha vida que quase fiquei cego, pois conseguia enxergar apenas uns dois metros a minha frente e como foi difícil para mim me ver nesta situação mesmo que por pouco tempo. Fiquei então imaginando a situação na qual bartimeu se encontrava, pois nada estava favorável para ele
1º - Ele estava em Jericó, uma cidade amaldiçoada conforme podemos ver em Josué 6:26. Uma pessoa que vive em um lugar de maldição com certeza não atrai nada de bom para ela.

2º- Ele era menosprezado, pois os judeus acreditavam em padecimento por enfermidade de nascença diretamente ligada aos seus próprios pecados ou aos pecados cometidos por seus pais. 

3º- Bartimeu não possuía nome próprio. Bartimeu é uma designação hebraica para o termo “filho de Timeu”. Vivia em uma sociedade dominada pela crença no conceito da “causa e efeito”. Uma pessoa sem nome, sem identidade podemos dizer que é um ninguém da vida,não tem o mínimo valor. 

4º- Ele era cego, não podia ver a luz do dia e nem as estrelas do céu, não podia contemplar as maravilhas da natureza.
Quanta dor e tristeza para uma única pessoa! Mas havia algo maravilhoso na vida de Bartimeu, ele tinha fé e esperança de um dia ser curado e levar uma vida normal e saudável. A bíblia nos diz que é feliz aquele cujo auxilio é o Deus de Jacó,cuja a esperança esta no Senhor nosso Deus. Salmos 146:5. Bartimeu tinha plena consciência de que ninguém podia dar para ele aquilo que ele ansiava, ele sabia que Deus era o único que poderia transformar seus sonhos em realidades. E assim creio eu que ele esperava ansioso por um milagre. Quero te dizer que se você esta a espera de um milagre, esse é o momento de tomar posse. Durante anos aquele homem estivera à beira do caminho para pedir esmolas e receber restos. Quanto tempo você esta nesta situação e não encontra nem um tipo de socorro a sua volta? Bartimeu ouviu um grande barulho, ficou curioso para saber o que acontecia! Quando se deu por si foi que percebeu que Jesus estava passando por ali. Bartimeu entendeu que Deus La da tua infinita gloria havia ouvido o teu clamor e tava enviando o seu milagre. Eu tenho plena convicção de fé que Jesus não estava passando ali por acaso, mas porque Bartimeu estava ali. Jesus esta passando ai agora, pois ele veio para te abençoar e fazer o milagre acontecer em tua vida. Feche os teus olhos por alguns segundos que você ira contempla-lo. Ele veio por tua causa ,pois tem contemplado a tua dor.. Quando aquele cego ouviu que era Jesus que passava, ele não perdeu tempo,ele não podia deixar passar esta oportunidade. Ele clamou,começou a gritar: Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim. A multidão mandava que ele se calasse, mas ele gritava ainda mais alto, ele não podia perder aquela grande oportunidade. Então ele gritava ainda mais. Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim. Ao proferir estas palavras ele queria dizer: Senhor Jesus eu sei que tu és o Cristo, o enviado de Deus na linhagem de Davi para salvar o mundo,tu és o salvador. Esta escrito que tu vieste para dar vista ao cego e libertar os cativos. Jesus para um pouco adiante e pede para que alguém trazer o cego ate ele. E um dentre a multidão diz: Tem bom animo, pois o mestre te chama. Bartimeu se enche de alegria e lança fora a sua capa, ele sabia que não precisaria mais dela para se proteger nos dias frios quando estava a mendigar. Ele sabia que não precisaria mais viver naquela situação, pois Jesus o estava chamando, quando Jesus chama tudo se faz novo. Bartimeu sabia que gora ele iria se tornar em um novo homem, e assim decidiu deixar a velha vida miserável que vivia para trás. Ei ! Jesus esta ai do teu lado te chamando, jogue fora esta capa que te mantém nesta situação, desapega das coisas que só trás desgraça para a tua vida,de uma segunda chance para você. Diga para você mesma que não vai mais precisar viver desta maneira, acredite! Jesus vai te dar uma nova vida. Quando Bartimeu se aproxima de Jesus ele se lança aos seus pés. E então Jesus pergunta: o que tu queres que eu te faça? Bartimeu responde: Senhor que eu enxergue. Jesus diz para ele: vê a tua fé te salvou. E ele seguiu Jesus pelo caminho. O Senhor Jesus esta perguntando para ti nesta hora; o que tu queres que eu te faça. Apresente a tua causa agora diante do Senhor e receba o milagre em nome de Jesus.

Comente , compartilhe, ajuda-me a alcançar vidas através deste canal que Deus nos concedeu.

Que Deus te abençoe.


Nenhum comentário :