sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Cuidado ! O que te dizem pode te custar a vida.

A bíblia nos relata uma historia trágica de um homem de Deus que deixou de fazer o que Deus lhe havia ordenado por acreditar num  profeta velho.
Vamos rever esta passagem.

E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
 E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
 Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do Senhor.
Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.
E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.
E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.
Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.
E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.
Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.
E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar.
E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara,
Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.
E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.
Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.
Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.
Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.
E colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!
E sucedeu que, depois de o haver sepultado, disse a seus filhos: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.
Porque certamente se cumprirá o que pela palavra do Senhor exclamou contra o altar que está em Betel, como também contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.
.1 Reis 13:1-32


Logo após a morte de Salomão o reino de Israel foi dividido, Jeroboão reinou sobre Israel e Roboão reinou sobre Judá.
Jeroboão queria que as pessoas esquecessem Jerusalém, queria evitar que o povo de cesse para adorar a Deus em Jerusalém e seguindo o desejo do teu coração decidiu levantar seus próprios  altares e criar suas próprias festas religiosas no mesmo tempo que se realizavam as festas em Jerusalém.
Esta foi a maneira que ele arrumou para poder desviar o povo da verdadeira adoração ao Senhor.
Joroboão temia que se o povo fosse a Jerusalém para adorar poderiam se arrepender e se unificar novamente, desta forma ele perderia o seu reinado.
Joroboão fez então dois bezerros de ouro e pós um em Dã e outro em betel.
Mais uma vez Israel se voltava a idolatria e  Jeroboão se tornou um exemplo de rei cruel e idolatra.
Em meio esta crise religiosa Deus envia um homem de Judá para entregar uma profecia contra o altar de betel e fazer com que o povo se conscientizar-se e se arrependesse.
Jeroboão estava preocupado, pois sabia que este rapaz estava lhe trazendo sérios problemas.
Para se livrar deste rapaz jeroboão estendeu as tuas mãos contra ele,mas não prevaleceu,pois Deus estava com ele.
Em seguida vendo que não teve êxito lhe ofereceu dinheiro, o convidou para que fosse a tua casa e usufruísse de tudo o que ele tinha de melhor,mas o homem de Deus resistiu e não aceitou,se virou e seguiu o seu caminho.
Naquela mesma cidade havia um profeta velho, você sabia que existe uma grande diferença entre um profeta velho e um velho profeta?
Um profeta velho é um profeta que já esta cansado, fatigado, já não tem mais animo para buscar a Deus, já não da mais lugar para Deus na vida dele.
Já um velho profeta é uma pessoa que tem compromisso com Deus, que busca a Deus por longos anos e tem uma grande experiência espiritual.
Este profeta velho quando soube que Deus havia enviado outro profeta no lugar dele para profetizar contra aquele altar, ele ficou movido de inveja, afinal sendo ele profeta, porque Deus não o havia enviado?
Ele sendo profeta não aceitou o fato de ter sido deixado para trás, ele sentiu a necessidade de se aparecer,de profetizar , mostrar que Deus também era com ele.
E assim sabendo que Deus havia ordenado para que aquele homem não comer e nem beber nada naquele lugar e não voltar pelo mesmo caminho,foi ao encontro do rapaz e inventou uma mentira para dizer que Deus o usara também.
Então disse ao homem de Deus: venha comigo ate a minha casa e coma pão e beba água e descanse. Mas o homem de Deus de imediato recusou, pois Deus o havia ordenado para que não o fizesse.
Mais uma vez o profeta velho lhe disse: Eu também sou profeta como você e Deus me ordenou  para que eu viesse e manda se que você voltasse e comece pão e bebesse água.
O homem de Deus acreditou que Deus houvera dito tal coisa por aquele homem também ser profeta. Voltou, comeu e bebeu desobedecendo a primeira ordem que o Senhor lhe havia dado. Assim como Deus usou um jumento para falar com balaão, resolveu então falar através do profeta velho proferindo que por causa da sua desobediência não voltaria vivo para a sua terra, e ao sair para ir embora foi morto por um leão feroz.

Conclusão:

1º Se pararmos para prestar a atenção poderemos notar a semelhança desta passagem nos dias atuais, pois Satanás tem dividido o povo de Deus.
Há uma desigualdade muito gritante entre o povo de Deus, pois o povo  de Deus esta dividido por placas de igreja, a maioria dos líder religiosos apontam apenas a sua igreja como sendo a  certa se esquecendo que a igreja de cristo é uma só.
Já vi igrejas que colocam os seus dias de cultos nos mesmos dias e horários que as demais igrejas e dizer que não da para cooperar porque os dias de cultos são os mesmos.
Se esqueceram que o salmista disse que bom e suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133.
A maioria dos pastores se esqueceram que o rebanho não é seu,pois pertecem a Cristos e que todos nós como pastores teremos que prestar conta diante dele de cada uma das ovelhas que apascentamos.
O reino de Deus é único, mas por egoísmo esta sendo dividido. Até quando satanás terá êxito em separar o povo de Deus?

2º enquanto muitos estão levando a palavra de Deus com amor e são usados por ele, há aqueles que mentem dizendo que Deus falou sem ter falado devido a grande necessidade de se aparecer e ser glorificado pelo homem. Sente a necessidade de manter aparências sem se importar com o grande problema que estão trazendo para os que ouvem. A pessoa esta velha na presença de Deus, não ora mais, não busca mais, não tem mais uma vida espiritual ativa, mas quer manter as aparências, não vê que Satanás o esta enganando e o iludindo.
Deus não precisa de profetas velhos, mas de pessoas que tenham temor e experiência para com ele.
Temos que pedir sabedoria para Deus para discernirmos os espíritos, pois nem todos os espíritos procedem da parte de Deus.
Tome cuida quando Deus te diz algo e vem um profeta e diz o contrario. Nosso Deus não e Deus de confusão se ele falou ta falado.
Deus usou muitos profetas para falar comigo, mas o interessante foi que antes de usar qualquer profeta ele falou comigo primeiramente.
Sempre que Deus ia usar alguém para me dar qualquer recado ele falava ao meu coração que falaria comigo.
Creio que mediante esta mensagem Deus já tinha te avisado que falaria contigo também.
Não se deixe enganar, pois se somos homens e mulheres de Deus o espírito santo testifica em nossas vidas.
Se te passarem qualquer recado e no seu coração duvidares que é realmente de Deus ,antes de tomar qualquer decisão peça confirmação  para Deus pois ele não deixa os seus confundidos.

3º Confie sempre no senhor e obedeça as suas ordens que você ira se dar bem.
O jovem profeta começou bem e terminou mal.
Como você quer terminar só depende de você.
O jovem profeta resistiu a força, resistiu a luxuria, mas baixou a guarda por acreditar em quem não devia.
Cuidado nem todos que estão em Israel são israelitas e nem todos que dizem ser do Senhor herdarão o reino dos céus.
Assim diz o Senhor para ti: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10.

Olha sempre para a frente, mantém teu olhar fixo no objetivo a ser alcançado. Reflete sobre tuas escolhas e sobre o caminho por onde andas, e todos os teus
.Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda. Provérbios 4:25-27.


Comente , compartilhe, ajuda-me a alcançar vidas através deste canal que Deus nos concedeu.

Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário :