sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O valor das provações

Muita das vezes passamos  por grandes provações  a ponto  de estar a beira de um grande precipício e não acharmos saída.
Parece que tudo e todos tentam de alguma maneira nos prejudicar.
Onde esta  Deus nesta hora? Será que não esta vendo isso?
Sim, esta!
Deus permite  passarmos por determinadas situações para  adquirirmos experiencia de vida e aprender a confiar nele. É através das grandes provações que crescemos espiritualmente e alcancemos as tuas promessas.
Não entendemos o agir  e o trabalhar de Deus, mas Deus age da maneira correta e não devemos questioná-lo.
Isaías 55:8-9 o Senhor diz: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Há determinadas provações  que temos que passar para recebermos a vitória.

Temos como exemplo a história de Jose do Egito.

Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.
"Ouçam o sonho que tive", disse-lhes.
"Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele."
Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai nos governar?" E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.
Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim".
Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: "Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe , e seus irmãos viremos  a nos curvar até o chão diante de você?"
Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo. Gêneses 37:5-11.

Os sonhos de Jose na verdade eram promessas de Deus sobre a  vida dele , mas para que ela se cumprisse era necessário que Jose passasse por determinadas situações.
Ele quase foi assassinado pelos próprios irmãos, que sentiam ciúme por ele ser o filho favorito de seu pai.
José foi levado para baixo, ao Egito, e um egípcio chamado Potifar, que era oficial da corte de Faraó e chefe da guarda, comprou-o dos ismaelitas  que o haviam levado para lá.Gêneses 39:1.
Jose foi vendido  como escravo por seus irmão por eles o invejarem.
Depois  de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo!"
Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.
Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?"
Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava.
Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo!" Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.
Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão,
chamou  os empregados e lhes disse: "Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei.
Quando  me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa".
Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse à casa.
Então repetiu-lhe  a história: "Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar.
“Mas , quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu”.
Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado.
Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão. Gêneses 39:7-20.
Jose esteve preso por dois longos anos, mas aonde estava Deus ?
Deus estava  ao seu lado,protegendo Jose de tudo e de todos. Deus estava preparando Jose para a grande responsabilidade que lhe daria.
Para receber as promessas divinas Jose tinha que ser provado, tinha que passar por tudo o que passou para provar ao Senhor que ele era digno, que embora a situação fosse difícil mesmo assim ele continuaria  fiel a Deus.
Deus nunca deixou Jose sozinho  um minuto se quer, pois Deus sempre esteve ali preparando o caminho para que suas promessas se cumprisse na vida de Jose , para que de escravo e presidiário Jose se tornasse governador do Egito.
Jose foi provado e aprovado  por Deus.
Após aquela tão grande provação Jose foi recompensado.
E o faraó prosseguiu: "Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito".
Em seguida, o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço.
Também o fez  subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritando: "Abram caminho!" Assim José foi posto no comando de toda a terra do Egito. Gêneses 41:1-3;
É nos momentos mais difíceis que nos aproximamos mais de Deus e aprimoramos a nossa fé.
Grande era a promessa de Deus para Jose, mas para que elas se cumprissem Jose tinha que estar preparado ,  tinha que passar por tudo o que passou para adquirir  experiencia , e saber que Deus era com ele e estava ao seu lado.
Se você esta sendo provado não questione a Deus ,mas permaneça fiel a ele,saiba que ele nunca te deixara sozinho , Deus te prova mais aprova e te abençoa depois.
Se você esta passando por determinada prova é porque Deus sabe que você tem potencial para vencer . 
Fique firme na presença de Deus  pois as  promessa do Senhor se cumpriram sobre a sua vida.

Que Deus te abençoe.


Nenhum comentário :