sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Não suje as tuas mãos parte II

                                                                      Nesta edição falaremos sobre justiça
Resultado de imagem para nao faça vingançaNa  leitura anterior não suje  as tuas mãos parte I falamos sobre vingança.
Como podemos ver a vingança é algo desprezível aos olhos  de Deus.
Embora Deus não nos permita punir ninguém severamente em um ato de vingança, ele nos da o direito de clamarmos por justiça.
Existe uma grande diferença entre justiça e vingança.
Como dissemos no capitulo I ,Vingança  é um ato de retribuir o mal que nos foi feito da mesma maneira ou até pior, enquanto a justiça é punir alguém dando o direito de defesa racionalizando o castigo sem nos igualarmos a ela em suas crueldades.
A vingança é motivada pelo ódio e pelo rancor, é pagar o mal com o mal e ter prazer na ruína e desgraça do indivíduo que causou a maldade.

Deus não quer que nos igualemos com nossos inimigos que praticam o mal ,por isso não nos permite exercer o ato de vingança contra eles.

Vamos deixar a vingança de lado e clamar por justiça?

Deus nos da o total direito de requerermos justiça pelo mal que nos foi causado, pois o homem colhe o que ele planta. Gálatas 6:7-9.
Fazer justiça, do verbo hebraico shapat , tem um sentido jurídico. Shapat expressa à atividade de uma pessoa que atua como intermediária entre duas partes que estão em conflito.
Neste caso pode até ser a presença de um delegado, advogado ou juiz, uma pessoa com poder  e autoridade  para fazer executar a justiça para com a pessoa oprimida em questão.
Em Deuteronômio 16:18-19 nos diz que Deus estabeleceu juízes , oficiais e escribas para julgar e fazer justiça ao povo.
Estabelecerás juízes, oficiais e escribas em cada uma das cidades que, teu Deus, vai dar para as tuas tribos. Eles julgarão o povo com justiça e equidade. Não perverterás o direito, não farás acepção de pessoas nem aceitarás suborno, pois a corrupção cega até os olhos dos sábios juízes, e prejudica a causa dos justos.…
Deus deu ao homem as autoridades competentes para julgar e condenar quando for o caso.


Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.

Romanos 13:1-3


Apelar para a justiça humana é um direito do cristão.
Se você tem uma causa pendente contra alguém e esta causa pode até lhe dar direitos de indenização, mesmo que a pessoa em questão se prejudique, se for mediante a lei você não peca ,pois esta amparado pelas autoridades que Deus constituiu.
Toda via você também pode conceder o perdão para a pessoa em questão se você quiser, é um direito teu como cristão. 

No livro de 1 Reis 3:16-28 Salomão julga a causa de duas mulheres.

Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
E disse-lhe uma das mulheres: Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
E aconteceu que, no terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
E de noite morreu o filho desta mulher, porque se deitara sobre ele.
E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto eu dormia, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando olhando bem para ele, vi que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e a outra diz: Não, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
Disse mais o rei: Tragam-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
E disse o rei: Divida em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei: Ah! Senhor meu, dê o menino vivo a ela, e de modo nenhum o mateis.
Porém a outra dizia: Nem teu nem meu, seja dividi-o.
Então respondeu o rei: Dê a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mate, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.
Se você tiver uma causa em questão e não sabe que atitude tomar ore a Deus e peça a direção dele.
Seja qual for a tua decisão não sendo por vingança Deus estará com você.
A palavra do Senhor em S. Mateus 5:6-7 nos diz:
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.  Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 

Que Deus te abençoe.



Nenhum comentário :