sábado, 22 de outubro de 2016

O tanque de Betesda

Resultado de imagem para betesdaOra, em Jerusalém há próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. 
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
João 5:2-4

Conforme todos nós sabemos, Jerusalém é uma cidade sagrada tanto para os Judeus como para os cristãos e mulçumanos.
Em Jerusalém próximo a porta das ovelhas há um tanque em hebraico chamado Betesda.

Betesda em hebraico significa Casa de misericórdia, como vemos no versículo acima existia a crença de que um anjo descia em certo tempo  e movimentava as águas ,e a primeira pessoa que ali entrasse era completamente curada.
A bíblia nos relata o fato, mas não confirma a presença de um anjo  agitando as águas.
Este tanque ficava próximo da entrada das ovelhas, isto é próximo a um mercado de animais.
Desconsiderando a grande polemica se um anjo descia ou não, podemos imaginar a confusão e aglomeração naquele lugar, pois  grande multidão de enfermos, cegos ,mancos e ressicados esperando a movimentação das águas.
Segundo a crença, apenas o primeiro que entrasse na água era curado.
Conta-se a historia que muitos doentes eram abandonados nos alpendres do tanque, aquelas famílias que tinham uma vida financeira mais estável alugavam lugares nas bordas do tanque, dificultando assim a aproximação dos mais pobres de se achegarem nas águas.                    Um anjo desce uma vez por ano e ninguém sabe o dia, agora imaginamos que caia uma pedra  ou alguma outra coisa sobre as águas e alguém grite que o anjo esta movimentando essas águas.
Você imaginou o tamanho da confusão com todos querendo entrar na água no mesmo tempo?
Quem será que foi o primeiro a entrar? Quem foi curado?
Não tinha nem como saber.
As pessoas estavam ali, ainda que estivesse frio ou calor, sol ou chuva, mas eles estavam ali à espera de um milagre.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
João 5:5
A trinta e oito anos este homem almejava ser curado, mas toda vês que as águas eram agitadas outra pessoa entrava na frente dele, e ele estava ali persistindo por todos estes longos anos.
Ele tinha fé, tinha perseverança, mas depositou toda a sua fé no tanque de betesda.
Perceba que apesar da fé, da persistência dele, ele estava pondo a sua confiança em um erro ou no mínimo estava olhando para o lado errado, pois Jesus foi até ele e ele nem percebeu que era Jesus.
Jesus perguntou se ele queria ser curado e creio eu que ele preocupado olhando para o tanque sem saber que era Jesus, ele disse:
Senhor não tem ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. João 5:7
Ele esperava alguém que o levasse, esperou 38 anos, Jesus estava ali mas ele esperava alguém que o levasse para a água.
Embora a fé deste homem estivesse na movimentação da água, Jesus usou de misericórdia para com ele.
Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar.
Talvez você também esteja  a muito tempo a procura de uma ajuda, um milagre ,um socorro, mas espera receber  esta ajuda da parte de alguém e não percebe que só Jesus pode fazer algo por você.
Se você parou para ler esta mensagem é por que Jesus esta falando com você agora, pois assim como ele usou de misericórdia com aquele homem , ele usa de misericórdia também com a tua vida .
Quer a tua vitória ? 
Então tome posse agora  e receba o teu milagre em nome de Jesus.

Que Deus te abençoe.






Nenhum comentário :